Se tiver que usar os transportes públicos, encontrar espaço para malas nem sempre é evidente.
Se os ônibus têm grandes compartimentos para bagagem (no Japão, as malas nunca se metem em cima e são manipuladas com muito cuidado), nos trens o espaço à entrada das carruagens para armazenar malas pode parecer muito limitado. Se viajar no
Shinkansen durante a semana, encontrará espaço pois muitos dos passageiros habituais que vão e vêm do trabalho sem bagagem, mas tenha cuidado se:
- Viajar no fim-de-semana ou feriados. A sobrelotação nos transportes é às vezes tal que não só a bagagem como você mesmo ficarão sem espaço.
- Viajar de táxi. São carros de tipo normal e na mala só cabem 2 ou 3 malas no máximo. Os grandes táxis de tipo monospace são raros e se estiverem carregados, andem em vários táxis.
- Viajar de ônibus ou metro em hora de ponta (entre as 8h e 9h da manhã, e entre as 18h et 20h da noite). Como não há espaço concebido para malas, poderá ser stressante para si e desagradável para os outros.
Além disso, mesmo se eles existem, nem sempre é fácil encontrar elevadores nas estações. Se estiver em Tóquio por exemplo, a multidão e as escadas podem ser obstáculos, por isso esteja atento e veja bem os sinais. As pequenas estações rurais nem sempre estão equipadas com escadas rolantes.
Ao viajar entre cidades, o aluguer de carro pode ser uma solução prática para não ter de se preocupar mais com a bagagem.